Coordenadora do DHJus propõe cidade educadora como meta para Porto Velho

Publicada em 

24 de junho de 2025

às

12h24

Cidinha Zuin faz palestra na VI Conferência Municipal da Cidade sobre problemas do crescimento da população urbana

Em palestra proferida na manhã dessa terça-feira, 24, na VI Conferência Municipal da Cidade de Porto Velho, a professora doutora Cidinha Zuin, coordenadora do programa de mestrado e doutorado em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (DHJus) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), destacou a importância de que a gestão do municipal considere os contextos histórico e político em que tem se dado o processo de desenvolvimento urbano. Ela observou a indução da migração posta em prática por governos que tinham foco na ocupação da região amazônica, sob o lema do “integrar para não entregar”.
Cidinha Zuin alertou para o fato de que a democracia representativa só se efetiva quando é também participativa e deliberativa, instando as pessoas presentes à conferência a refletirem sobre o momento que estão vivenciando.
A palestrante lembrou que em 2021 o Centro de Estudos e Pesquisas de Direito e Justiça realizou a Conferência Livre PVH50+, tendo como tema “Desenvolvimento urbano para Porto Velho e envelhecimento saudável para seus moradores”. E ressaltou a necessidade de que os debates sobre o desenvolvimento urbano sustentável levem em conta a transgeracionalidade, tanto na perspectiva futura, que legitima a adjetivação como sustentável, quanto na perspectiva presente, estimulando a convivência e a interação entre as diversas faixas etárias.
Convocada pelo Conselho Municipal da Cidade (ConCidade), a conferência segue nesta quarta-feira, 25, no auditório do Tribunal de Justiça, com a formação de grupos de trabalho para discussão e construção de propostas para as políticas municipal, estadual e federal de desenvolvimento urbano sustentável. Também será feita a eleição de delegados à Conferência Estadual, prevista para final de agosto.

Compartilhe